Desenvolvimento na Carreira – quando ter um plano de ação?

Desenvolvimento na Carreira é uma palavra ampla e pode ser interpretada de diferentes formas: mudança no nível hierárquico, ganho de conhecimento, incremento de salário, conquista de “status”, maior autonomia de atuação, vivência de uma experiência inédita, contato com alguma pessoa de referência, ser integrante de uma comunidade de interesse, etc. 


Nos meus atendimentos, esse é um dos temas que mais discutimos. Em geral, a definição é uma combinação dos vários pontos citados acima. Ouso dizer que, como o Amor, é uma definição individual. 


Outra característica relevante: o objetivo de  Carreira, não é atemporal. Na totalidade dos profissionais que atendi, é reconhecido que a carreira tem objetivos diferentes, de acordo com o momento de vida.


Se esse planejamento é dinâmico, qual o melhor momento de começar a desenvolvê-lo? A resposta é : “Se ainda não o fez, o momento é HOJE”!


Se a intenção é ir de um “Ponto A para B”, em primeiro lugar , é muito importante ter noção para onde quer direcionar sua carreira. Neste caso, não é necessariamente saber o próximo cargo ou empresa, mas saber para onde quer  conduzir seus passos profissionais: perfil técnico, gestão, consultoria , área acadêmica, empreendedorismo em novos negócios, etc. A “AutoLeitura”, reconhecer sua bagagem e conhecer suas preferências e sonhos,  é imprescindível!


Para todas as situações, o método de abordagem dos “3Es” pode apoiar na identificação das ações que direcionam o seu desenvolvimento na carreria: 


  • Experiência: a bagagem vivida facilita muito o caminho para o ponto B: seus feitos, o que aprendeu com os seus acertos & erros, o que realizou na prática. Essa dimensão é exclusiva, criada por e para você.

  •  Exposição: a interação que mantém com os demais colegas, como comunica suas idéias,como mantêm e incrementa seu networking colaborativo, dentro e fora da empresa. Depende de seu empenho pessoal, porém seu líder e/ou colegas tem uma influência de apoio.

  • Educação: sua formação , estudos complementares, busca de conhecimento e envolvimento em temas acadêmicos. Depende do seu histórico e interesse educacional, porém um mentor (ou alguém nesse papel) pode apoiar com um olhar diferenciado. 



Os 3Es complementam e interagem entre si. A pergunta que sempre ouço: “Por que eu faço tudo isso e não consigo o próximo passo de carreira?”


Várias possíveis respostas para uma só pergunta! Pela minha vivência, eu acrescento mais 2 letras “O e C”.

:

  • Oportunidade: muitos associam à “sorte”. Ter “o ponto B” disponível quando estamos fortalecidos nos 3Cs .

  • Competências: O QUE se faz (3Es),  é importantíssimo”!  Mas o COMO se faz, é imprescindível!. É o quanto dedica no amadurecimento do seu equilíbrio emocional  e comportamental. 


Criar e acompanhar o plano de desenvolvimento para sua carreira é uma tarefa individual mas pode ser elaborada de forma colaborativa (líder, colegas, mentor).


No entanto, as decisões associadas a sua carreira, sofrem diferentes influências (família, geografia, propósito da empresa, etc), mas não devem ser delegadas.


Se não fizermos nada a respeito, estamos terceirizando tudo ao “Acaso”. Nem sempre o ponto B alcançado é o esperado!


Espero que ter contribuído para sua reflexão no assunto!

Compartilhe sua experiência!  Deixe seus comentários!

1 comentário em “Desenvolvimento na Carreira – quando ter um plano de ação?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *