EU, neste caso, fala de mim, de você, de todos nós!
A pandemia está trazendo um efeito em massa desafiador, visto e acompanhado por todos, nas diferentes mídias.
Na perspectiva de “Indivíduo” que somos, a Pandemia está deixando uma marca singular para cada um.
Escuto com frequência nos atendimentos que faço e compartilho da mesma dúvida: EU e NÓS para a Pandemia é quase a mesma coisa?
O vírus, invisível que é, trouxe essa correlação tão próxima entre EU e NÓS. Onde está esse limite? Estaria o EU perdendo a “identidade” neste período para ser NÓS?
Como assim? Diferentemente do período “pré-Pandemia”, hoje tudo que fazemos pode afetar o outro independente de nossa intenção. Somos “acolhedores” e “ameça” ao mesmo tempo e quase o tempo todo!
Somos diariamente convidados a ter compaixão pela vida. O verbo “Cuidar” se expandiu!! Cuidar de mim é zelar também por quem não conheço. Todas essas mudanças estão ocorrendo no seu EU.
Conversa “louca” não? A Pandemia veio sem pré-anúncio, sem “receita” e sem perguntas, invadindo o seu EU e certamente mudando seus planos, seus sonhos e seu cotidiano.
A Pandemia impõe regras que certamente não estavam no nosso radar: “FIQUE EM CASA”, “EVITE O CONTATO HUMANO”, sem nenhuma margem de escolha e negociação. Imperativos que direcionam as nossas ações para proteção do seu EU e dos que estão à sua volta (NÓS).
A reação possível para cada um foi reconhecer a “bagagem” que realizou até o momento, olhar para o seu EU no espelho e enxergar “seus feitos”. Fazer uma reflexão sobre o que construiu, seja na vida profissional, afetiva, familiar, social, etc. E escutar em si mesmo a resposta: Adorei ou me decepcionei com o meu EU?
Trabalhar em casa, conviver 24h com a família (para alguns), não poder encontrar amigos pessoalmente, não poder viajar de férias, tudo isso e muito mais, foi extraído de repente das nossas rotinas individuais. Sensação de perda do poder de escolha e decisão, não?
A perspectiva SAÚDE na nossa vida passou a ser impositiva. Como está o resto do meu EU ? Congelado ou colocado em segundo plano? Tudo a ser recuperado ou reconstruído num futuro próximo!
Como em todas as “fatalidades em massa”, para uns só existe perda e para outros muitos ganhos. Certamente para ninguém, “tudo fica igual”. Então , o meu EU não é e nem será mais o mesmo!
Aqui fica o convite: Como você está exercitando o seu “músculo emocional” após um “estirão”? Como você está se preparando para lidar com as mudanças que vieram desequilibrar sua roda da vida?
A forma como você está trabalhando para “resgatar” o seu EU para o Novo Normal, certamente faz a diferença na sua qualidade de vida.
Afinal, você quer “incorporar” a Pandemia como “Um Vulcão ou uma Brisa do mar?”
Sim, essa decisão ainda é SUA!!
Me identifiquei bastante com esse texto. É difícil expressar com palavras a confusão de sentimentos que o conflito EU x NOS nos impõe nesse momento repentino, para o qual não fomos preparados ao longo da vida. De forma sensível, humana, empática, você discorre sobre esse conflito e nos acolhe. Muito especial!
Ola Ana! Fico feliz de ter ajudado na reflexão!
Adorei as colocações ,mas pra mim o meu continuará da mesma forma que o nós tb é só uma questão de dar tempo ao tempo tá certo que vai demorar um pouco por conta da destruição da economia. Por pura incompetência dos governantes
Ola Tereza, tem toda razão. O tempo vai nos ajudar a colocar tudo no lugar!