Que fatia da minha vida a carreira ocupa?

Quem já não elaborou essa pergunta para um colega ou para si mesmo? Muitos!! Quem realmente tem a disciplina de analisar e responder conscientemente? Poucos!

Essa é a percepção, não científica, que vivencio nos meus atendimentos. O interesse em “cuidar” da carreira, em qualquer fase que ela esteja, certamente está em alta!

O ponto que não encontro resposta clara, na maioria dos profissionais que aconselho, é: como a gestão da carreira está combinada com as outras perspectivas de sua vida.

Não foi somente um caso , em que a pessoa que está num momento de decisão profissional, tendendo a uma opção e, quando convido a avaliar sua roda da vida, entende como um ponto de “atenção” e complementa sua opinião tendo ciência do impacto de cada opção (positivamente ou não) , nas demais perspectivas de sua vida e das pessoas que estão a sua volta.(em geral, os familiares). 

A roda da vida é dinâmica, por isso a fatia que a carreira ocupa pode alternar de tempos em tempos. 

Um exemplo típico, que vivenciei na pele foi a maternidade: não dá para conciliar? Claro que dá, mas alguma outra frente vai ficar adormecida por um tempo. Ótimo saber disso e viver sem autocrítica!! No meu ponto de vista, o que vale não é estar 100% ativa(o) em todas as perspectivas de sua vida, mas sim, poder escolher onde colocar foco naquela fase e o porquê. 

Outro exemplo que lembro perfeitamente foi quando decidi “abandonar” o trabalho voluntário que fazia por 10 anos com muita paixão (1997 – 2007 : aulas de gestão de projetos para ONGs no período após as 19h). Decisão feita , associada à mudança profissional por uma posição com escopo América Latina. O compromisso com muitas  viagens de trabalho (2008) não combinavam com a agenda estabelecida com as aulas. Analisar a roda da vida como um componente para a decisão, foi difícil, mas evitei a frustração depois,  tentando fazer tudo ao mesmo tempo e sem êxito. 

Em outro momento mais para frente, voltei a equilibrar novamente esta perspectiva de uma forma diferente.

Voltando ao questionamento do título?

  • Existe % certa para minha carreira na roda da minha vida? Não
  • A maior fatia é sempre dedicada ao trabalho? Depende
  • Consigo ter sucesso consistente na carreira sem avaliar as demais perspectivas da roda da minha vida? Arriscado

Parece complicado, mas não é. A resposta é personalizada e temporal. Investir na Auto Leitura, suas preferências e prioridades,  de forma periódica é ainda o que tenho visto de mais assertivo para manter o equilíbrio pessoal.

Como está sua prática com a roda da vida? Deixe seus comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *